Nieman Foundation at Harvard
HOME
          
LATEST STORY
PressPad, an attempt to bring some class diversity to posh British journalism, is shutting down
ABOUT                    SUBSCRIBE
July 24, 2017, 10:58 a.m.
Reporting & Production

Check, software de checagem de fatos, ajuda na colaboração entre redações

Seu 1º uso grande foi para Electionland, o projeto de apuração coletiva formado por 1000 pessoas que rastreou reclamações.

Durante as eleições francesas, no 1º semestre, 37 organizações juntaram-se para formar o CrossCheck, um esforço colaborativo para checagem de notícias que, por 10 semanas, desmascarou 60 histórias falsas ou enganos.

Como parte do processo de apuração, CrossCheck teve de se coordenar entre redações e acompanhar múltiplas histórias de uma vez.

Para administrar o fluxo de trabalho, o time usou o Check, uma ferramenta de verificação online, desenvolvida pelo Meedan –um grupo que trabalha para construir ferramentas não comerciais para jornalistas e grupos sem fins lucrativos.

“Se não tivéssemos o Check como ferramenta, teria sido muito difícil organizar o fluxo de trabalho“, disse Sam Dubberley, editor-administrativo do CrossCheck. “Significou que pessoas de diferentes organizações podiam entrar, ver que a verificação havia sido feita, e então contribuir ou dizer ‘não concordo com isso’, ‘concordo com isso’, ou ‘eu vi algo que pode significar que é verdade ou não’, entre outros. O aspecto colaborativo do Check como uma plataforma foi essencial para o CrossCheck“.

Em adição ao uso do CrossCheck como ferramenta na França, Check foi usado recentemente por organizações pelo mundo na cobertura de eleições em Hong Kong, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Também trabalhou com grupos como o ProPublica, que está usando o Check para Documenting Hate, o esforço colaborativo para rastrear crimes de ódio nos Estados Unidos. A Anistia Internacional também usou a plataforma.

Check, (chamado inicialmente Checkdesk) passou por um processo de redesign total no ano passado. Seu 1º uso grande foi para Electionland, o projeto de apuração coletiva formado por 1000 pessoas que rastreou reclamações no Dia das Eleições (8.nov) de 2016.

“Nós já estávamos no caminho de trocar o nome de Checkdesk para Check com um novo código de base –Rails back-end and a front-end– para realmente agilizar o processo“, disse An Xiao Mina, líder de produção do Meedan, um ex Knight Visiting Nieman Fellow.

“Nós queríamos agilizar o processo, queríamos uma melhor performance e queríamos que fosse capaz de funcionar em conjunto com um API que outras pessoas poderiam adaptar para seu trabalho“, disse ela. “Electionland ajudou a acelerar o processo“.

Usuários podem subir posts de mídias sociais, links, imagens ou outros conteúdos para o Check como parte de seu processo de verificação.

Uma vez que um item é subido, pode ser dividido por cores e taggeado por temas. Usuários podem ser regularmente atualizados sobre o status de sua apuração, adicionar anotações ou incluir detalhes que podem ser úteis.

Tudo é rastreado em um log para que usuários –mesmo que estiverem trabalhando sozinhos ou com um grupo grupo– podem ver como eles ou outros acessaram e avaliaram a informação sendo pesquisada.

Também há o Slackbot –chamado Checkbot– que Redações podem ativar para enviar alertas sempre que um item tiver sido atualizado para um canal Slack.

Por enquanto, Check é uma ferramenta para grupos usarem internamente, mas Mina disse que Meedan gostaria de construir uma versão para o público, de modo que os canais possam mostrar aos leitores as etapas que tomaram para verificar as notícias.

“Um dos jeitos… de construir a confiança com audiências é mostrar as etapas pelas quais você passou, mostrando o processo“, disse Mina.

Meedan trabalhou com todos os canais usando Check para adaptar a plataformas às suas necessidades específicas.

Em Hong Kong, Anne Kruger, uma professora na Universidade Hong Kong, lidera o Cyber News Verification Lab, que ensina estudantes a checar fatos e desmascarar histórias online.

O laboratório, que cobre histórias de toda a Ásia, trabalhou com o Meedan para testar uma versão anterior da ferramenta e adicionar novas características que fizeram com que ela fosse mais útil para as áreas de cobertura.

“Quando primeiro recebemos aquela versão, pudemos subir para o Facebook e o Twitter“, disse Kruger. “Mas o Twitter não é tão popular assim em Hong Kong. Lá, todos querem adicionar links gerais aos blogs, sim, mas precisamos de caracteres chineses aqui. Queremos que seja capaz de ler todos os links de todos os lugares, então se estivermos subindo uma reportagem online em chinês, queremos que isto seja visto. Queremos que eles sejam capazes de publicar imagens captadas da tela ou a imagem da tela inteira, nós queremos que eles sejam capazes de fazer o ‘upload’ de fotografias”.

E porque o Cyber Verification Lab é parte de uma aula, Kruger também é capaz de usar a natureza repetitiva da plataforma para rastrear como os alunos estão fazendo as suas verificações –assim como estudantes de aritmética devem demonstrar como chegaram a suas respostas finais o.

Para o esforço do CrossCheck na França, por enquanto, Meedan adicionou uma nova funcionalidade para o Check baseado na sua experiência com o Electionland. Listas de tarefas que são interativas e customizáveis foram introduzidas para garantir que os repórteres que usam a ferramenta coletem dados em comum, permitindo que grupos exportem a informação no formato CSV.

“Essas listas de tarefas são customizáveis em nível de projetos“, disse Tom Trewinnard, diretor de desenvolvimento de negócios do Meedan. “Você pode ter 5 projetos observando diferentes temas ou diferentes tipos de mídia. E podemos ter 5 listas de tarefas diferente para cada um desses projetos,. Então, enquanto pessoas estão encontrando e adicionando links para o Check, eles estão sendo alertados sobre tarefas relevantes e apropriadas”.

Meedan também consegue tornar mais ágil o processo de verificação. Por exemplo, se algo que foi subido inclui uma imagem, Check solicitará que você conduza uma busca de reserva de imagem no Google. (Essa busca permite que a pessoa encontre a fonte original das fotografias).

“Estamos tentando pensar em temas que tenham a ver com clima, lugares, ou coisas não analíticas e mais funcionais como arquivos“, disse Trewinnard. “Como podemos integrá-los ao Check?“.

No último mês, Meedan também lançou o Keep, uma ferramenta de arquivos para o Check que salva vídeos que foram subidos à plataforma no caso de o original ser deletado ou removido.

Por enquanto, o Check continua aberto, porém em fase inicial (beta). Mas Meedan gostaria de tornar o serviço completamente aberto quando pronto e também construir uma comunidade de desenvolvedores que possam continuar a construir e adaptar o Check.

O outro principal produto do Meedan é o Bridge, a ferramenta de mídias sociais de tradução. Um objetivo é integrar o Check e o Bridge, apesar de Trewinnard admitir que possa demorar um pouco.

“É uma visão a longo prazo para o Check“, disse Trewinnard. “Mas acredito que conseguiremos isto e que traduções serão uma das tarefas que você verá“.

Translation by Poder360. This article was originally published in English here.

POSTED     July 24, 2017, 10:58 a.m.
SEE MORE ON Reporting & Production
Show tags
 
Join the 60,000 who get the freshest future-of-journalism news in our daily email.
PressPad, an attempt to bring some class diversity to posh British journalism, is shutting down
“While there is even more need for this intervention than when we began the project, the initiative needs more resources than the current team can provide.”
Is the Texas Tribune an example or an exception? A conversation with Evan Smith about earned income
“I think risk aversion is the thing that’s killing our business right now.”
The California Journalism Preservation Act would do more harm than good. Here’s how the state might better help news
“If there are resources to be put to work, we must ask where those resources should come from, who should receive them, and on what basis they should be distributed.”