Nieman Foundation at Harvard
HOME
          
LATEST STORY
PressPad, an attempt to bring some class diversity to posh British journalism, is shutting down
ABOUT                    SUBSCRIBE
Aug. 2, 2017, 3:25 p.m.
Aggregation & Discovery

Novo site mede o nível de liberdade de imprensa na era Trump

Em 2017, o site identificou 19 prisões, 12 apreensões de equipamentos, 11 casos de agressão física e 4 censuras.

Donald Trump já referiu-se diversas vezes à mídia de notícias como a “grande inimiga do povo americano”. Em maio, o representante da Montana House Greg Gianforte agrediu o jornalista Ben Jacobs, de The Guardian, por fazer uma pergunta. Em julho, repórteres foram obrigados a excluir fotos e vídeos de uma manifestação, onde pessoas contra o “Trumpcare” foram presas em um corredor do Senado.

Parece que a liberdade da imprensa norte-americana diminuiu nos últimos 6 meses, desde que Donald Trump assumiu o cargo de presidente. Porém, o novo site U.S. Press Freedom Tracker, lançado em 2 de agosto, pretende mostrar se a situação é tão ruim quanto parece. O portal “pretende ser o 1º a fornecer informações confiáveis e legítimas sobre o número de violações da liberdade de imprensa sofridas nos Estados Unidos –desde jornalistas enfrentando acusações a repórteres barrados na fronteira dos EUA ou que ouviram ordens para entregar seus equipamentos”.

O site é independente da Fundação de Liberdade de Imprensa e tem 20 parceiros, incluindo Comitê de Proteção ao Jornalista (Committee to Protect Journalists/ CPJ), Repórter sem Fronteiras (Reporters Without Borders) e outros. Greg Gianforte, citado anteriormente, teve que pagar US$50,000 para o Comitê de Proteção ao jornalista para cumprir um acordo. O dinheiro ajudou a fundar o Apurador Norte-americano de Imprensa Livre.

“Queríamos visualizar o que poderíamos apurar quantitativamente”, disse Peter Sterne, co-editor e ex-repórter do Politico. “As prisões, as censuras e as apreensões de equipamentos são dados que podem ser arquivados agora e futuramente, para que possamos observar pioras e -esperançosamente- melhoras”.

Em seu lançamento, a página online apurou violações contra o ofício jornalístico que ocorreram desde 1º de janeiro deste ano. Para essa retrospectiva, Sterne pesquisou e verificou, de forma independente, relatórios já publicados. Ele espera que a maioria das dicas venha de organizações parceiras e dos próprios repórteres.

O U.S. Press Freedom Tracker classifica os atos em: prisão, proibição de acesso, caso de fuga, dano ou confisco de equipamento, ataque físico e outros. Os visitantes podem filtrar os casos em todas essas “categorias” e visualizá-las separadamente. Também é possível filtrar episódios por meio da localização, nome do repórter agredido ou por outros diversos meios. Os filtros são úteis se alguém quer tentar descobrir a condição dos repórteres que são censurados, disse Sterne.

Em 2017, o site identificou 19 prisões, 12 apreensões de equipamentos, 11 casos de agressão física e 4 censuras.

Também há espaço para filtros mais ‘qualitativos’: negação de acessos, declarações e fatos que “não podemos contar de forma abrangente porque é subjetivo“, disse Sterne. “Estamos tentando ser representativos e dizer que há alguns incidentes que podem nos dar uma idéia do que está acontecendo agora. Não é algo que procuramos contar quantitativamente e comparar ao longo do tempo. Mas sempre que há um incidente que, no meu julgamento editorial, diz algo sobre o estado da liberdade de imprensa nos EUA, é algo que queremos incluir no site”. O blog do site também mostra relatórios, alguns dos quais são mais qualitativos, de organizações parceiras.

Apesar de o site divulgar relatórios anuais, seu objetivo principal é “ser uma fonte diária de dados, que podem ser consultados a qualquer momento”, disse Sterne. “Sou um jornalista. Minha esperança é de que, a qualquer momento, eu consiga ter acesso à informação rapidamente”. Isso inclui casos que o site está rastreando, com acusações verídicas ou com acusações sendo descartadas. “A esperança é que os jornalistas, advogados e funcionários públicos possam consultar o status atual de um caso“.

As pessoas querem saber se a liberdade de imprensa dos EUA é pior na administração de Donald Trump do que nos anos anteriores. Porém, é muito cedo para dizer, de acordo com Sterne. Os dados anteriores ao ano de 2017 não estão sendo incluídos pelo Tracker devido à dificuldade de conseguir tais informações de forma abrangente e precisa.

“A minha preocupação é que, se tentássemos coletar dados de anos anteriores, pode parecer artificialmente baixo e pareceria ter piorado ainda em 2017, quando na verdade era apenas um artifício da coleta de dados”, disse Sterne. “É por isso que não estou disposto a tirar conclusões. Em 1 ano –ou talvez em 2 anos– poderemos olhar para trás e dizer: tudo bem, houve muitas detenções em 2017. Quantos havia em 2018?”.

Translation by Poder360. This article was originally published in English here.

SCREENSHOT OF A VIDEO DONALD TRUMP POSTED TO TWITTER EDITED TO SHOW HIM WRESTLING WITH CNN.

Laura Hazard Owen is the editor of Nieman Lab. You can reach her via email (laura_owen@harvard.edu) or Twitter DM (@laurahazardowen).
POSTED     Aug. 2, 2017, 3:25 p.m.
SEE MORE ON Aggregation & Discovery
Show tags
 
Join the 60,000 who get the freshest future-of-journalism news in our daily email.
PressPad, an attempt to bring some class diversity to posh British journalism, is shutting down
“While there is even more need for this intervention than when we began the project, the initiative needs more resources than the current team can provide.”
Is the Texas Tribune an example or an exception? A conversation with Evan Smith about earned income
“I think risk aversion is the thing that’s killing our business right now.”
The California Journalism Preservation Act would do more harm than good. Here’s how the state might better help news
“If there are resources to be put to work, we must ask where those resources should come from, who should receive them, and on what basis they should be distributed.”