Nieman Foundation at Harvard
HOME
          
LATEST STORY
Newsweek is making generative AI a fixture in its newsroom
ABOUT                    SUBSCRIBE
Aug. 7, 2017, 2:12 a.m.
Mobile & Apps

Financial Times retorna à Apple Store após uma ausência de 6 anos

A Apple não irá, entretanto, sofrer um corte na receita das assinaturas.

“Seis anos é um longo tempo para produtos“, disse Martin Fallon, gerente de produtos para aplicativos do Financial Times. Seis anos atrás foi a última vez em que o aplicativo principal do FT esteve na App Store da Apple. Em 2011, a companhia introduziu um web app. Alguns meses depois, retirou seus aplicativos de iOS porque não queria dar à Apple 30% de sua receita com a assinatura e queria mais informações sobre os assinantes do que a Apple estava disposta a fornecer.

Mais de meia década depois, você pode encontrar novamente o aplicativo do FT na App Store (junto a outros apps da companhia, como o FTChinese, que nunca saiu). A Apple não irá, entretanto, sofrer um corte na receita das assinaturas; como o Wall Street Journal anunciou na 2ª feira (7.ago).

O novo aplicativo de iOS só poderá ser acessado por assinantes atuais do FT. Novos leitores não poderão comprar assinaturas dentro do aplicativo. Precisarão fazê-lo pelo site do FT antes de logarem.

Esse modelo evita que a Apple tenha 1 corte na receita de assinaturas e permitirá ao FT coletar dados dos assinantes (quando eles fazem o pagamento) e outras informações diretamente de quem comprar o jornal on-line. O Spotify e outros serviços vendidos por meio de assinaturas digitais estão adotando uma estratégia similar em anos recentes.

“Nós identificamos o aplicativo iOS como uma maneira-chave de trazer engajamento“, disse Fallon. “Vimos que leitores que usavam nossos aplicativos estavam muito mais engajados que os que não usavam. Também percebemos que tínhamos uma taxa de adesão maior no Android, com aplicativos nativos, do que no iOS“. (Engajamento tornou-se uma maior parte da discussão em 2015, quando o FT criou um time de engajamento de audiência).

Ele também mencionou outros benefícios que o app de iOS trouxe para web app: melhorou a leitura on-line, logins persistentes, compartilhamentos mais fáceis, alertas pelo celular e downloads automático de atualizações –coisas que os usuários vêm pedindo, mas que não eram possíveis com o web app.

“Outra motivação é simples: os consumidores pediram“, disse Fallon.

No momento, o aplicativo iOS do FT é voltado apenas para assinantes existentes. Ao abri-lo, o usuário deve fazer o login; se não fizer, poderá ver a página inicial, mas não poderá ler nenhum texto. O aplicativo da web continuará a existir por enquanto, mas o FT pretende atrair a maioria dos seus leitores para o iOS app.

O Financial Times tem quase 870 mil assinantes pagos (este número subiu 9% em relação ao mesmo período no ano passado); destes, 666 mil são assinantes on-line (aumento de 13%). Mais de 50% dos assinantes digitais do FT já usam os aplicativos. Com o lançamento do app de iOS, espera-se que essa porcentagem cresça.

Translation by Poder360. This article was originally published in English here.

Laura Hazard Owen is the editor of Nieman Lab. You can reach her via email (laura_owen@harvard.edu) or Twitter DM (@laurahazardowen).
POSTED     Aug. 7, 2017, 2:12 a.m.
SEE MORE ON Mobile & Apps
Show tags
 
Join the 60,000 who get the freshest future-of-journalism news in our daily email.
Newsweek is making generative AI a fixture in its newsroom
The legacy publication is leaning on AI for video production, a new breaking news team, and first drafts of some stories.
Rumble Strip creator Erica Heilman on making independent audio and asking people about class
“I only make unimportant things now, but it’s all the unimportant things that really make up our lives.”
PressPad, an attempt to bring some class diversity to posh British journalism, is shutting down
“While there is even more need for this intervention than when we began the project, the initiative needs more resources than the current team can provide.”